fbpx

Santos FC faz homenagem para o Benfica e para Eusébio, em Lisboa

A manhã do dia 19 de março de 2022 ficará marcada na história de dois dos maiores times do futebol mundial. O Santos FC fez uma homenagem para a equipe do Benfica e para o maior ídolo do clube português. Em solenidade no Museu Cosme Damião, foi entregue uma obra com as pegadas de Eusébio e do maior jogador de todos os tempos, o Rei Pelé. Estiveram presentes no evento José Carlos de Oliveira, vice-presidente do Santos FC, José Gandarez, vice-presidente do Benfica, os Ídolos Eternos Pepe e Lima, além de Sandra Ferreira, filha de Eusébio.

Santos FC e Benfica eram dois dos grandes protagonistas do futebol nos anos de 1960, tanto que em 1962 fizeram a final do Mundial Interclubes, quando o Peixe trouxe a taça para o Brasil, na vitória por 5 a 2, no Estádio da Luz, em Portugal. Esse ano a conquista completará 60 anos.

José Carlos de Oliveira, vice-presidente do Santos FC, destacou a importância da homenagem. “É um privilégio que poucos clubes no mundo podem ter. O Santos FC não conquistou o título de 62 contra uma equipe qualquer. Foi a equipe de Eusébio e de outros grandes craques. É uma honra vir até aqui trazer essa obra de arte, que resgata a história de dois dos maiores atletas que o mundo conheceu”.

“É uma homenagem muito grande. Estamos muito gratos por esse evento que o Santos FC nos proporcionou. Os anos 60 são anos de ouro para os dois clubes. Pelé e Eusébio são os dois maiores jogadores da história do futebol. E eram amigos, que pararam guerras e admirados no mundo inteiro”, afirmou José Gandarez.

A obra foi feita pelo artista Sullivan Gonçalves. Ele conseguiu o molde dos pés de Eusébio quando trabalhou no restauro do estádio do Maracanã. A peça foi feita justamente na primeira partida da final do Mundial de 62, realizada no Brasil, também vencida pelo Santos FC, pelo placar de 3 a 2. Já o molde dos pés de Pelé foi tirada da peça que está exposta no Memorial das Conquistas, que fica na Vila Belmiro, em  Santos.

“Hoje é o Dia dos Pais aqui em Portugal, então estou muito emocionada e por isso a homenagem tem um grande peso. Ver as pegadas eternizadas do meu pai e do Pelé é muito especial. A nossa família só tem a agradecer”, disse emocionada a filha do maior jogador da história do Benfica.

A homenagem faz parte do “Santos do Mundo”, projeto de internacionalização da marca. O Clube promove uma série de ações em Lisboa, relembrando a histórica conquista do título mundial de 1962, com lançamento do novo uniforme para a atual temporada e se relacionando com torcedores e admiradores do futebol arte. Patrocinadora oficial do Clube, a Binance é parceira do Santos FC na ativação internacional.

Pepe, que marcou um dos gols na final do primeiro Mundial, falou a satisfação de estar novamente em Portugal. “Os portugueses tem um carinho muito grande pelo Santos FC e nós por eles. O Benfica sempre foi um adversário muito leal e com extrema categoria. Eram jogos difíceis, onde a genialidade de Pelé de um lado e de Eusébio de outro sempre desequilibravam. É uma homenagem que mexe muito com o nosso coração”.

Lançamento internacional do uniforme 2022

O Santos FC reforça seu posicionamento de vanguarda ao ser o primeiro clube brasileiro a promover o evento de lançamento do uniforme fora do país. Em parceria com a Umbro, fornecedora oficial de material esportivo do Alvinegro, a ação acontece em Lisboa no dia 20 deste mês, em evento de relacionamento com torcedores do Clube e admiradores do futebol-arte de todo o mundo. A apresentação dos uniformes 1 e 2 para a temporada 2022 terá transmissão pela Santos TV, a partir das 16h (horário de Brasília), na Santos TV.

Todos os direitos são reservados