fbpx

O giro do Santos pela Ásia

O dia 26 de maio de 1972 marcou o início de mais uma etapa do Santos pelo mundo, numa série de 17 jogos invictos pelos campos da Ásia, Oceania e América do Norte.

O primeiro compromisso foi no Estádio Olímpico de Tóquio, onde cerca de 65 mil pessoas compareceram para ver o confronto entre a Seleção Japonesa e o Santos, dentre elas o casal de príncipe japoneses que desceu ao gramado para cumprimentar o majestoso time do Rei Pelé. A partida terminou 3 a 0, com dois gols de Pelé, e invasão dos torcedores eufóricos ao campo.

Dois dias depois, no domingo, foi a vez do Estádio Nacional de Hong Kong se preparar para receber o Peixe. O bicampeão local, South China, levou de 4 a 2, com grande destaque para Nenê, autor de três gols. Na terça, ainda em Hong Kong, o time da Vila Belmiro enfrentou e venceu por 3 a 1 o Syu Fong.

De lá o Santos rumou para Seul, capital da Coreia do Sul, onde enfrentou a seleção coreana. Incentivados pelas 40 mil pessoas que lotaram o Estádio Nacional de Seul, os coreanos conseguiram empatar, depois de começarem perdendo por 2 a 0. Contudo a vitória santista veio com o artilheiro Léo Oliveira, faltando apenas três minutos para término do jogo.

A delegação voltou para Hong Kong para mais dois compromissos, o primeiro deles com o Newcastle. Naquele domingo, 4 de junho, o time inglês começou assustando ao abrir 2 a 1 no placar, mas em apenas 15 minutos, Pelé decidiu a partida, marcando três gols e dando os números finais ao jogo: 4 a 2. Na quarta-feira, dia 7 de junho, o Santos empreendeu outra goleada, dessa vez contra o Carolina Hill por 4 a 0.

Na sequência o Santos viajou para Bangkok, na Tailândia. No sábado (10), enfrentou e goleou a Seleção de Bangkok pelo placar de 6 a 1. Três dias depois, o time inglês Coventry City arrancou o empate por 2 a 2, antes do Peixe se preparar para atuar Austrália. A primeira vez na Oceania é mais um capítulo especial na história do clube e será contado com exclusividade.

Nessa histórica excursão, o Santos ainda voltaria a Ásia, na Indonésia. No populoso país, cerca de 80 mil pessoas compareceram no Estádio Nacional de Jacarta para ver a seleção nacional marcar dois gols contra o poderoso time brasileiro, vencedor do duelo em 3 a 2. Essa partida encerrou a passagem do Santos pelo Oriente. O time ainda viajaria até a América do Norte para cumprir sua missão no exterior. Os 17 jogos invictos deram ao clube o título Fita Azul, o primeiro oferecido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – depois pelo jornal A Gazeta Esportiva – uma honraria concedida aos clubes brasileiros que, após excursões internacionais, retornassem invictos ao país. Nessa excursão, o Santos jogou 17 vezes, com 15 vitórias e dois empates, a maior séria invicta de uma equipe brasileira no exterior da história.

Todos os direitos são reservados