Convidado pela equipe anfitriã para comemorar o 75º aniversário da cidade de Sevilla, o Santos FC foi até a Espanha, comandado pelo técnico Pepe, o Canhão da Vila, e preparou um uniforme especial para os festejos de aniversário.
O time santista entrou em campo com uma camisa preta especial, com as golas e laterais em branco. O uniforme foi produzido exclusivamente para essa partida, e depois ela nunca mais foi utilizado.
O jogo foi a 16ª apresentação do Peixe em território espanhol, e o Alvinegro da Vila Belmiro não decepcionou, e manteve as gloriosas tradições santistas em solo europeu.
As mais de 32 mil pessoas presentes viram o time santista dominar o Sevilla e vencer por 1 a 0, com gol de Rubens Feijão. Com o triunfo, o Peixe levou para casa o “Troféu Cidade de Sevilla”.
Pita, o destaque do jogo
O Santos chegou a Sevilla na véspera da partida, depois de viajar por mais de 24 horas, e superou todo o cansaço para realizar uma bela apresentação para os espanhóis.
O time santista dominou a equipe da casa desde os primeiros minutos de jogo, e alcançou o gol da vitória aos 37 minutos, através de Rubens Feijão.
Nitidamente o Peixe levava vantagem contra os anfitriões, com toques rápidos e explorando as velocidades pelas laterais.
Na segunda etapa, já com a vantagem, o Santos cadenciou a partida por todo o cansaço, e saiu imensamente aplaudido do Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, fazendo jus a tradição santista na Europa.
Ficha Técnica da partida:
14/10/1980 – Sevilla FC 0 x 1 Santos FC
Local: Estádio Ramon Sanchez Pizjuan – Sevilla (ESP)
Competição: Troféu Cidade de Sevilla (75º aniversário do Sevilla FC)
Público: 32.000
Renda: 32 milhões de pesetas
Árbitro: Damín Rendón (ESP)
Gol: Rubens Feijão aos 37min do primeiro tempo.
Santos: Marolla; Nelsinho Batista, Joãozinho, Neto e Washington; Toninho Vieira, Rubens Feijão e Pita; Claudinho (Carlos Silva), Campos e João Paulo. Técnico: Pepe
Sevilla: Paéz; Blanco, Alvaréz e Sanjose; Rivas (Mimo) e Choya; Antonito, Juan Carlos, Joaquim, Ruda e Yuvi (Murúa).