fbpx

Japão marca o início da conquista da Fita Azul, a Taçados Invictos de 1972

Há 51 anos, no dia 26 de maio de 1972, o Santos vencia a Seleção Japonesa por 3 a 0 com gols de Pelé (2) e Jader e dava início à excursão que levaria sua Fita Azul, a Taça dos Invictos.

O eterno Rei Pelé jogou sua única partida com a camisa do Santos na Terra do Sol Nascente na vitória do Alvinegro Praiano em partida amistosa no Estádio Olímpico Nacional de Tóquio.

As 53 516 pessoas alcançaram o recorde de público no Estádio Nacional, para ver o confronto. Antes do jogo, o príncipe (futuro imperador) do Japão, Akihito, e a princesa Michiko, desceram ao campo para cumprimentar o Rei do Futebol, Pelé.

Naquele 26 de maio, uma sexta-feira festiva para os japoneses, o técnico Jair Rosa Pinto levou a campo a seguinte formação: Cláudio (Cejas), Orlando Lelé, Vicente (Paulo Dávoli), Altivo e Zé Carlos; Leo Oliveira e Nenê; Jader (Ferreira), Alcindo (Adilson), Pelé (Turcão) e Edu.

Com a vitória por 3 a 0, com dois gols de Pelé e um de Jade, o Santos garantiu a invencibilidade durante sua excursão e o título da Fita Azul, a Taça dos Invictos. O Santos passou pelo Japão, Hong Kong, Tailândia, Austrália, Indonésia, Estados Unidos e Canadá. O troféu pelos 17 jogos do Santos sem derrotas foi entregue ao Santos no Morumbi, diante do São Paulo, no dia 23 de julho de 1972.

Todos os direitos são reservados