fbpx

Marrocos, a primeira e última partida contra uma equipe africana

Marrocos, a primeira e última partida contra uma equipe africana

Por Gabriel Pierin, do Centro de Memória

A primeira exibição do Santos na África ocorreu em 1960, no Marrocos. Em 19 de junho, na presença do príncipe Muley Hassan e do Primeiro Ministro marroquino, o Peixe ficou no empate contra o Deportivo Español. Um público de 18 mil pessoas estiveram no Stade Mohamed V, em Casablanca para ver Dorval e Coutinho marcarem pelo Santos na partida que terminou em 2 a 2.

Nessa partida histórica, o técnico Lula levou a campo Laércio, Calvet, Mauro e Zé Carlos; Formiga e Urubatão; Dorval, Mangálvio, Coutinho, Pelé e Tite.

O último jogo

Curiosamente, o único jogo do Santos com uma equipe africana fora do continente africano aconteceu no dia 29 de janeiro de 2017, no Estádio do Pacaembu, contra o Kenitra do Marrocos.

Um público pagante de 15 330 pessoas prestigiou o confronto entre brasileiros e marroquinos, marcando o início da temporada de 2017. As novidades para o ano foram as contratações de Matheus Ribeiro, junto ao Atlético GO, Cléber Reis, do Hamburgo/Alemanha, Leandro Donizete, do Atlético MG, Vladimir Hernandéz, do Barranquila/COL, Kayke, do Yokohama Marinos/JAP e Bruno Henrique, do Wolfsburg/ALE.

O time comandado por Dorival Junior, foi a campo com Vanderlei (João Paulo), Victor Ferraz (Matheus Ribeiro), Lucas Veríssimo (Léo Cittadini), Yuri (Rafael Longuine) e Zeca (Fábian Noguera); Thiago Maia (Thiago Ribeiro), Renato (Caju), Lucas Lima (Jean Mota) (Thaciano) e Vitor Bueno (Arthur Gomes); Copete (Vladimir Hernández) e Rodrigão Gomes (Kayke).

Na partida, o Santos dominou completamente o Kenitra, impôs o ritmo do jogo, e goleou o adversário por 5 a 1. O destaque da partida ficou por conta do gol do colombiano Vladimir Hernandez. O novo reforço do Santos recebeu o cruzamento, levantou a bola e finalizou com uma bicicleta, justificando o apelido de “Pequeno Gigante”. Os outros gols foram assinalados por Rodrigão Gomes (31’), Vitor Bueno (34’ e 61’) e Thiago Ribeiro (82’).

Curiosidades

Por intermédio do patrocinador do Santos, Royal Air Maroc, o Santos bicampeão paulista, fazia a sua partida inaugural em 2017.

Do elenco atual, apenas o goleiro João Paulo estava entre os comandados para a partida, e entrou em campo aos 21 minutos da etapa complementar.

Com esse resultado, o Santos alcançou sua 16ª vitória consecutiva no Pacaembu, tornando-se o único time a atingir essa marca no Estádio.

Todos os direitos são reservados