fbpx

ARGÉLIA, O PONTO FINAL DA EXCURSÃO DE 1969Argélia

No dia 9 de fevereiro de 1969, o último compromisso da viagem ao continente africano. O Santos enfrentou a Seleção da Argélia na presença de 50 mil espectadores que abarrotaram o Estádio Ahamed Zabana, em Oran.

O Santos, cansado da maratona de jogos, fez uma exibição simples que garantiu o empate em 1 a 1. O único gol do Santos foi marcado por Toninho e o time, comandado por Antoninho, formou com Laércio, Turcão (Oberdan), Paulo, Joel Camargo e Rildo; Lima e Negreiros; Manoel Maria, Toninho (Douglas), Pelé e Edu. A emoção ficou mesmo para o gol argelino, marcado por Freha, aos 31 minutos da etapa complementar. Os torcedores não seguraram a vibração e invadiram o gramado. Ao final da partida, Pelé correu para o vestiário.

A lembrança da passagem do Santos no país africano ficou pela homenagem depois do jogo. O túmulo de Floriano Peixoto, jogador santista entre 1930 e 1933, recebeu uma coroa de flores da delegação. Floriano foi para Argélia trabalhar como técnico, onde faleceu e foi sepultado.

Todos os direitos são reservados