fbpx

Santos visita pela primeira vez a América Central

O Santos inaugurava a temporada de 1959 com uma excursão histórica pelo continente americano. Era a primeira vez que o Peixe jogava na América Central e América do Norte. Naquele mesmo ano, o Alvinegro também cruzaria o Atlântico para exibir seu futebol nos gramados europeus. Não era por menos. O elenco tinha Zito, Pelé e Pepe, campeões do mundo pela Seleção Brasileira, um ano antes.  

A primeira parada foi no Peru. No dia 3 de janeiro a equipe começou sua sequência de jogos vencendo o atual campeão nacional, o Sport Boys Association, em Lima, por 3 a 0. Ainda na capital peruana, o Peixe goleou o Sporting Crystal por 4 a 0 e o Deportivo Municipal por 5 a 1. A equipe despediu-se do Peru com três vitórias, 12 gols marcados (sendo metade deles por Pelé) e apenas um sofrido. De lá o Peixe foi para a vizinha Equador enfrentar o Emelec em Guayaquil. Nova vitória, dessa vez por 3 a 1, com gols de Pelé (2) e Coutinho.

No dia 15 de janeiro a delegação santista rumou para a América Central. O Saprissa, vice-campeão costariquenho de 1958. Nada menos que 46 mil pessoas compareceram ao Estádio Nacional La Sabana, na capital San José, para ver de perto o imbatível time brasileiro. Entre os espectadores estava o presidente da Costa Rica que ofertou um prêmio com seu nome: a Taça Dr. Mario Echandi. 

O Santos recebeu as honras do anfitrião e partiu para a vitória já no primeiro tempo. Pelé, aos 30, e Pagão, aos 43, abriram 2 a 0. O atacante Cuico Bejarano diminuiu aos 38 da etapa complementar, mas Pelé ainda teve tempo de marcar mais uma vez, dando números finais ao jogo: 3 a 1.

Nessa primeira partida em solo da América Central, o Santos deixou sua marca e trouxe mais um troféu para a sua galeria.

Todos os direitos são reservados