Na excursão de 1969, o Santos percorreu o continente africano, passando por seis países, entre eles a colônia portuguesa, Moçambique. Foi em Lourenço Marques, antiga capital da colônia, localizada na costa oriental da África, que o Peixe enfrentou o Áustria Viena, então campeão austríaco.
Naquele dia 1º de fevereiro, o Santos jogou muita bola e venceu o Áustria, por 2 a 0, com gols de Lima e Toninho. A imprensa da África Portuguesa apontou o confronto como o maior espetáculo já visto em Moçambique. Essa partida antecedeu a histórica passagem do Santos pela Nigéria quando a guerra parou para ver o Peixe jogar.
Quase 50 anos depois, Moçambique voltou aos holofotes do clube, quando o garoto João Chico ficou conhecido na internet ao ser fotografado vestindo uma camisa do Santos na comunidade de Nhahminjale, pela embaixadora Rafaella Kalimann. A imagem rapidamente ganhou destaque nas redes sociais. Logo em seguida, o Santos fechou uma parceria com a ONG Missão África e estampou em seu uniforme o símbolo do projeto nas partidas contra Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão. O clube doou R$ 38 mil à ONG em uma campanha. No dia 5 de novembro de 2018, os ídolos eternos Lima e Edu visitaram o garoto João Chico em sua comunidade, quase meio século depois da histórica Excursão na África.