fbpx

1967

1967 – Torneio Triangular de Roma/Florença (Itália)

Após realizar uma grandiosa excursão pela África, em 1967, o Santos desembarcou no continente europeu, para a realização de mais seis jogos. Entre eles estava incluído a disputa do Triangular de Roma/Florença. O Alvinegro disputou duas partidas, enfrentando os donos da casa. Empate com a Fiorentina-ITA e vitória contra a Roma-ITA, em pleno Estádio Olímpico. Com os dois resultados, o Santos ficou com o título e levou mais uma Taça para a Vila Belmiro.

 

 

29/06/1967 – Roma-ITA 1 x 3 Santos
Gols: Toninho aos 9min e Pelé aos 42min do primeiro tempo; Barzon aos 3min e Rildo aos 34min do segundo tempo.
Local: Estádio Olímpico, em Roma, Itália.
Público: 35.000 aproximadamente
Árbitro: Mário Bernardis
Roma: Pizzamala (Ginulfi); Carpenetti, Oliveri, Sensibilli e Losi; Ossola e Colaussig; Peiró, Barizon, Carpanelli e Russo.
Santos: Cláudio; Carlos Alberto (Buglê), Joel Camargo, Orlando (Oberdan) e Geraldino (Rildo); Clodoaldo e Lima; Wilson (Edu), Toninho (Coutinho), Pelé e Abel (Pepe). Técnico: Antoninho.

1967 – Vencedor da Fita Azul do Futebol Brasileiro (11 jogos invictos) (Itália)

A Fita Azul era um título de honra concedido primeiramente pela CBD (antecessora da CBF) e depois pelo jornal A Gazeta Esportiva aos clubes brasileiros que voltavam ao país invictos após excursões pelo exterior. Na excursão de 1967, o Santos terminou invicto com 10 vitórias em 11 jogos, passando por dois continentes (África e Europa) e visitando sete países (Senegal, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Alemanha e Itália), conquistando o direito de receber a Fita Azul do Futebol.

Todos os direitos são reservados